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5 dicas para conseguir parar de fumar

Muitas pessoas tem o desejo de fazer uma mudança na vida, seja na rotina, na saúde e abandonar o cigarro é uma delas. Você não precisa mais ficar esperando o ano novo para listar série de itens que deseja realizar no próximo ano, basta ter força de vontade e começar já. O cigarro é um desses itens, porém, qualquer fumante sabe que largar o vício e parar de fumar não é fácil, mas não impossível.

O tabagismo hoje está entre as três causas principais de mortes no Brasil e responsável por grande parte das doenças crônicas adquiridas ao longo da vida. Além disso, ao fumar um cigarro o fumante joga para dentro de seu organismo mais de 4 mil substâncias químicas altamente tóxicas, comprometendo várias funções do corpo. Mas, para tudo há uma solução e para cessar o fumo também há, portanto, confira passos para você largar o vício e parar de fumar de forma natural:

  • Estabeleça uma data

É fundamental estabelecer uma data para começar a nova etapa de sua vida. Desse maneira você se livra da procrastinação e firma um contrato consigo mesmo. Marque em um calendário a data de início, assim você terá um controle maior das suas conquistas além de poder comemorar mês a mês seu cessar ao fumo.

Parar de fumar de forma abrupta é uma das maneiras de se ver longe do vício. Não adianta estabelecer uma data e não cumprir com seu dever, por isso, você deve cortar de vez o cigarro da sua vida jogando fora todos os objetos que te vinculem com ele, por exemplo, cinzeiros, seus maços de cigarro e até objetos que possuem o cheiro do cigarro. Além disso, é importante também evitar o cheiro do cigarro, mantendo os objetos e os locais onde fumava limpos.

  • Driblando as abstinências

Você pode e irá enfrentar os desejos de fumar um cigarro e será nessas horas que você usará suas forças e as melhores armas para lutar contra o vício. Quando a vontade de fumar vier você pode comer para mascarar esse desejo, como por exemplo uma bala ou um chiclete de hortelã e gengibre. É importante também evitar alimentos ricos em açúcares e gorduras para evitar o ganho de peso. Além disso, mantenha uma alimentação balanceada e saudável e nunca se esqueça de hidratar-se.

  • Pratique atividade física

Seu corpo estará enfrentando uma nova etapa, a de desintoxicação. A prática de atividade física ajuda muito nessa tarefa, além de manter o corpo oxigenado e melhorar a circulação sanguínea, os exercícios te manterão distraídos o que ajudará sua mente a focar em outras coisas prazerosas. Portanto, faça atividades que lhe proporcionem prazer. Outra dica é procurar por tratamentos que auxiliem no combate ao fumo, como os sprays bucais que são muito eficientes.

  • Converse com familiares e amigos

O apoio das pessoas mais próximas lhe ajudará a manter o foco e te motivar ainda mais. Para que entendam que você estará passando por um momento difícil e que, por isso, talvez fique mal humorado ou desanimado. Manter o diálogo com amigos e familiares é essencial para que eles saibam da sua decisão e para que respeitem seus momentos, mas também não tenha medo de dizer não. Se você foi convidado para ir em um local no qual existem pessoas fumando e há possibilidade de despertar o desejo de fumar, não se excite e recuse.

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